quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O significado da amizade.



Hoje o que mais ouço e vejo, são pessoas reclamando das sua amizades, mas elas não param pra pensar que o maior erro delas e confiar e chamar pessoas que mal conhecem  de amigos, hoje o que mais tem são pessoa que acabam de se conhecer e daqui a algumas horas chamam de amigos, com uma semana se consideram os melhores amigos e com um mês se consideram irmãos.
Se vocês soubessem a importância que tem essa palavra e o significado vocês não usaria com qualquer pessoa, ao invés de ficar chamando qualquer pessoa de amigos, separa as pessoas que passam na sua vida em três etapas: as pessoas conhecidas, as colegas e os amigos. Porque pra chegar na ultima etapa tem que passar pelas outras duas e se conseguir chegar a terceira... Ai sim, você usa a palavra amigo, as que não conseguirem chegar deixa na etapa que ficou.
Vocês já pararam pra pensar quantas vezes sofreram por cometer os mesmos erros, por acabarem de conhecer e chamarem de amigos? Já viram quantos falsos amigos passaram na sua vida e quantos verdadeiros ficaram?
As pessoas estão banalizando essa palavra, eu não acredito mais quando me chamam de amiga, hoje ouço essa palavra como se fosse algo sem importância, sem significado pelas pessoas que usam, prefiro que me chamem pelo nome.
Não ganhamos amigos, e sim conquistamos eles. E para conquistar leva tempo, pode levar anos para podermos considerar amigos, porque para conquistar o amor e a confiança das pessoas não é em um dia, em uma semana e nem em um mês, leva tempo e o tempo cada um  faz o seu, o meu não e menos de um ano, dependendo da pessoa pode levar mais de um ano .
Os verdadeiros amigos não estão na sua frente e nem atras de você, estão do seu lado o tempo todo. Porque se ele estiver na sua frente limpando os caminhos pra você não tropeçar e cair, ele não vai ver o que lhe atacar pelas costas, se ele estiver atras de você, não ira ver o buraco e as pedras que estiverem no seu caminho, mas se estiver caminhando do seu lado pode ter certeza que você nunca cairá sozinha, porque ele sempre estará com você. Amigo de verdade não deixar o outro sofre sozinho, ele sofre, chora, cai e levanta junto com você.
Parem de sofrer por pessoas que vocês chamam de amigos, porque tem afinidade, gostam das mesmas coisas, curtem as mesmas musicas etc. Amigos não precisa ter afinidade, gosta das mesmas coisas, os verdadeiros amigos podem ser totalmente diferente um do outro, amigos de verdade se completa.
Para que serve ter um monte de pessoas em sua volta de chamando de "amigo" se na hora em que você mais precisa todos somem, "amigos" para os momentos alegres e fácil agora quero ver na hora da dor.
Prefiro ter poucos amigos e verdadeiros, do que muitos e na verdade não ter nenhum. Colegas temos muitos, agora amigos são poucos e raros de achar. Não tem tempo, nem distancia que apaga a verdadeira amizade, pode demora anos pra se vê, mas quando se encontra e como se estivesse se vendo e se falando todos os dias.
Se é pra sofrer, sofra com a dor do seu verdadeiro amigo, se é pra ser feliz, seja com a felicidade do seu verdadeiro amigo. Agora não sofra porque perdeu um "amigo" que conheceu a alguns dias, se você perdeu e porque nunca foi seu amigo, se fosse seu "amigo" você não teria perdido, você foi apenas mais um na lista dele. Se é pra sofrer, sofra por quem te mereça e não por quem não esta nem ai com o seu sentimento.
 Deus nos deu os amigo para termos a oportunidade de escolher o nosso irmão, porque tem amigos que amamos muito mais do que o nosso próprio irmão, pelo qual fazemos de tudo só para vê-los sempre felizes e que só em olhar ou pelo tom da voz, sabemos se ele esta bem ou não. É quando deixa de ser seu amigo e passa a ser seu irmão, fazendo parte da sua vida e da sua família.


Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.



*Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
A amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. Na Bíblia, cita-se no livro de 1 Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul) . Os evangelhos canônicos falam a respeito de uma declaração de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos." . Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão" (Wikipedia)